Data/Hora: 10 Nov 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8026 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 163, 164, 165, 166, 167, 168, 169 ... 536  Próximo
 O Covil do Dragão 
Autor Mensagem
Diamante

Registado: 15 Mai 2013
Mensagem O Covil do Dragão
Estamos de acordo então.

Sabe que agora o BC tem ensinado a comunidade futebolística a ver também o outro lado e admitir quando somos beneficiados. Eu pensei que também se adequava quando pessoas das nossas cores clubisticas dizem alarvidades. :smt005

Digo-lhe ainda mais do que aquilo que colocou no seu post:
Lisboa não é o Benfica (SLB), nem sequer Benfica (localidade) é o SLB quanto mais uma cidade da dimensão e história como é Lisboa. O mesmo para o Porto logicamente.

Neste assunto, como gosto tanto da cidade do Porto, custou-me um pouco ler e perceber certas mentalidades, daí as minhas respostas.

01 Abr 2014

Platina

Registado: 11 Nov 2012
Mensagem Re: O Covil do Dragão
Pois kwacha o que os portuenses (incluindo portistas ) querem é o melhor para a sua cidade, independentemente do personagem a eleger ser mais ou menos simpatizante do clube. Foi assim com o Rui Rio e a aposta foi ganha e foi assim com o Rui Moreira que, embora seja um portista dos sete costados, perde em pontos por aquilo que o Meneses já fez pelo FCP.

Agradeço os votos de boa sorte para o Sevilha e e desejo o mesmo para o SLB. :smt023

01 Abr 2014
Aprendiz

Registado: 28 Jan 2013
Positivos
1
Neutros
1

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
wildeasy Escreveu:
O Porto até já pertenceu a árabes e espanhois.
Será que esse Porto tem também a ver com o actual?
O que me dá pena é lisboetas a darem opiniões sobre o que é o Porto e o FCP e os portuenses.
Cada um no seu sítio.

:roll:

01 Abr 2014
Aprendiz

Registado: 19 Abr 2012
Positivos
13
Neutros
1
Negativos
1

Dragon Escreveu:
Pois kwacha o que os portuenses (incluindo portistas ) querem é o melhor para a sua cidade, independentemente do personagem a eleger ser mais ou menos simpatizante do clube. Foi assim com o Rui Rio e a aposta foi ganha e foi assim com o Rui Moreira que, embora seja um portista dos sete costados, perde em pontos por aquilo que o Meneses já fez pelo FCP.

Agradeço os votos de boa sorte para o Sevilha e e desejo o mesmo para o SLB. :smt023

Dragon sem duvida és um grande senhor cheio de fair playe e que bem representas este burgo :smt023 nas proximas tens o meu voto e de mais cinco mil foristas :D :smt023

01 Abr 2014
Ouro

Registado: 28 Out 2010
Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Querido Lider Escreveu:
Tenho amigos no Norte e todos eles me dizem que a maioria das pessoas no porto e benfiquista.

Ó Querido Líder tb tenho amigos na Coreia do Norte que me dizem que aquilo é uma democracia! :lol: Por isso cada um acredita no que quer... 8)

01 Abr 2014
Ouro

Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

É óbvio que a cidade do Porto não é só o FC Porto, mas também o é (e em muita grande parte)! :smt045
Muitos adeptos dos clubes de Lisboa acusam-nos de ser "regionais", e eu digo-vos sim em grande parte o FCP é um clube regional (também o é Nacional e Internacional pois a sua história assim o dita...) e com muito orgulho, pois no Porto vive-se mais o FCP que em Lisboa o SLB ou o SCP disso não tenho duvidas nenhumas (e quem não gostar de ler isto, tenho pena mas é a verdade)! :smt045
No estrangeiro e da cidade do Porto só se conhecem ("grosso modo") 2 "coisas": O vinho (que nem é bem da cidade, mas que leva o seu nome) e o seu mais representativo clube de futebol! Ou seja como o Porto não é a capital do país e não organizou Expos, finais de Euros e de Champions, Congressos da UE, etc (não é uma crítica, apenas uma constatação) tem de se valer do que enobrece mais o seu nome "lá fora", e o FCP está no topo disso mesmo! :smt045

01 Abr 2014
Prata

Registado: 17 Jan 2014
Positivos
68
Neutros
1
Negativos
5

Filipe Costa Escreveu:
É óbvio que a cidade do Porto não é só o FC Porto, mas também o é (e em muita grande parte)! :smt045
Muitos adeptos dos clubes de Lisboa acusam-nos de ser "regionais", e eu digo-vos sim em grande parte o FCP é um clube regional (também o é Nacional e Internacional pois a sua história assim o dita...) e com muito orgulho, pois no Porto vive-se mais o FCP que em Lisboa o SLB ou o SCP disso não tenho duvidas nenhumas (e quem não gostar de ler isto, tenho pena mas é a verdade)! :smt045
No estrangeiro e da cidade do Porto só se conhecem ("grosso modo") 2 "coisas": O vinho (que nem é bem da cidade, mas que leva o seu nome) e o seu mais representativo clube de futebol! Ou seja como o Porto não é a capital do país e não organizou Expos, finais de Euros e de Champions, Congressos da UE, etc (não é uma crítica, apenas uma constatação) tem de se valer do que enobrece mais o seu nome "lá fora", e o FCP está no topo disso mesmo! :smt045

Confrade Filipe lembrei-me de outra, e os miúdos na Ribeira a saltar da Ponte de baixo, é só malta sempre a tirar fotos, perdoem-me a ignorância, mas em Lisboa existe o Red Bull Cliff Diving para miúdos? acho redondamente que não...

Julgo ser mais um "emblema" muito recente do Porto, os Turistas vão para a Ribeira, sentam-se nas pedrinhas perto dos barcos para a subida do Rio Douro, a tirar fotos aos miúdos, que eles só pedem 1€ para gelados e pumba amandam-se da Ponte abaixo :smt023

Bom maluco sou eu para um dia fazer a mesma coisa lá, mas a vergonha fala mais alto [bigsmile]
Só fiz em Palma de Maiorca, em la callobra, fora o baptismo de mergulho, brutal :smt023

abraço,

01 Abr 2014
Aprendiz

Positivos
1
Neutros
1

Filipe Costa Escreveu:
Querido Lider Escreveu:
Tenho amigos no Norte e todos eles me dizem que a maioria das pessoas no porto e benfiquista.

Ó Querido Líder tb tenho amigos na Coreia do Norte que me dizem que aquilo é uma democracia! :lol: Por isso cada um acredita no que quer... 8)

Eu não estava a ser irónico, nem escrevi isso por "pirraça"......

Filipe Costa Escreveu:
quote]
Nem Lisboa é benfica e sporting, vocês acham que os camones quando vem cá é apenas porque viram jogos de futebol com clubes portugueses e depois de verem 20 e tal gajos atrás de uma bola de futebol, chegaram à conclusão que aquilo era um bom sitio para visitar? :smt005 :smt005 :smt005 :smt005 :smt005 :smt005
Dizer isso é ser completamente cego, não por um clube, mas por futebol e ignorar por completo a História de Portugal.

Filipe Costa Escreveu:

Quem diz esse tipo de coisas(adeptos de clubes de Lisboa), não faz se quer a mínima ideia do que é o êxodo rural e as suas consequências.
Já dizer que no Porto se vive mais o clube do que em lisboa, isso depende da definição de "viver o clube" de cada um.

01 Abr 2014
Ouro

Positivos
140
Neutros
7
Negativos
5

Ora está aqui um bom exemplo daquilo que vim dizendo no tópico recente sobre encerramento destes "espaços"! :smt045
O Querido Líder não tem mais nada para fazer do que andar sempre aqui pelo Covil que não é seu? :-k
Um Tdzito é que era... :roll: :roll: ](*,) ](*,)

Êxodo Rural? :-k :shock: Onde na Coreia do Norte? [schock] :-k Em Pyongyang também há mais benfiquistas que norte coreanos felizes (nesta eu acredito... :smt003 )? :-k :mozilla_tongue:
Enfim a gente desta vou deixar de "passar cartão" ou passaporte (coreano ou não)... :smt005

01 Abr 2014
Platina

Registado: 11 Nov 2012
Estás imparável Filipe. Tens o meu apoio e serei mais um a não prestar atenção ao Kim Jong il e ele que ressuscite vá mandar bitaites pra Coreia do Norte.

01 Abr 2014
Aprendiz

Positivos
1
Neutros
1

Filipe Costa Escreveu:

TDs não faço até que reponham em Lisboa um Td que eu fiz em Lisboa e o mudaram para cascais apenas porque alguém escreveu que já tinha feito td com a mesma em cascais.
Filipe Costa Escreveu:
Êxodo Rural? :-k :shock: Onde na Coreia do Norte? [schock] :-
Estudar um pouco de História nunca fez mal a nimguém :wink:
Filipe Costa Escreveu:
Enfim a gente desta vou deixar de "passar cartão" ou passaporte (coreano ou não)... :smt005

:smt035

01 Abr 2014
Querido Lider Escreveu:
Filipe Costa Escreveu:

TDs não faço até que reponham em Lisboa um Td que eu fiz em Lisboa e o mudaram para cascais apenas porque alguém escreveu que já tinha feito td com a mesma em cascais.
Filipe Costa Escreveu:
Êxodo Rural? :-k :shock: Onde na Coreia do Norte? [schock] :-
Estudar um pouco de História nunca fez mal a nimguém :wink:
Filipe Costa Escreveu:

:smt035

Convém mesmo estudar um pouco de História. Dizer que a cidade do Porto tem 600 anos, é pensar que só a cidade só existe desde o tempo do D. João I (maior burrice não pode haver).
Para quem não sabe, a cidade do Porto é mais antiga do que a própria nacionalidade, tendo a sua origem no período pré-romano, ou seja num povoado celta galaico (por essa razão apelidar os portugueses de lusitanos é outra treta, mas esta inventada por Gil Vicente e Luiz Vaz de Camões, pese o grande valor destas duas personagens na história da cultura portuguesa, visto que a Lusitânia tinha como fronteira norte o Rio Douro, cuja origem da palavra céltica "dhur")
Já no tempo dos romanos, Portus Calle (latim Portus que veio a dar porto, e a palavra galaica latinizada Cailleach para Calle, que vem de Cailleach, uma divindade céltica), era um importante interposto na rota entre Bracara Augusta, capital da Galécia (actual Baga e berço do nosso confrade Matic a quem endereço os meus cumprimentos) e Olisipo (actual Lisboa que não era capital da Lusitânia, mas sim Emérita, a actual Mérida), duas regiões da província romana da Hispania Ulterior).
Manteve o seu caracter de burgo de comerciantes e artesãos, tendo sido até durante o período visigodo e depois durante o Reino de Leão um importante ponto de comércio com o Norte da Europa.
Durante as primeiras duas dinastias, os burgueses do Porto, granjearam tanto prestígio que foi um portuense, Afonso Martins Alho que liderou as negociações com a Inglaterra na celebração do primeiro tratado comercial com aquela nação, conseguindo grandes vantagens para a coroa portuguesa, nascendo a expressão portuense "esperto como um alho".
Do fornecimento da carne para a expedição a Ceuta, do Tratado de Methuen, do 24 de Agosto de 1820 que introduz o Liberalismo, do 31 de Janeiro de 1891, da recepção ao General Humberto Delgado, todos já conhecemos a história.
Para dizer o seguinte.
Não é o Futebol Clube do Porto que faz a cidade, é a cidade e as suas gentes que fazem as instituições, e se estas têm o caracter e a personalidade que demonstram, isso deve-se a quem faz parte delas.
O antes quebrar do que torcer, as contas à moda do Porto, o nosso bairrismo, o nosso amor à cidade e à região Norte, a nossa revolta perante quem nos fica com o produto do nosso trabalho e do trabalho das outras regiões do país, para depois nos dar migalhas, estão tão gravados na nossa carne que é difícil dissociar. E tudo isso está também em cada colectivo portuense.

Quanto ao Futebol Clube do Porto, uma das várias agremiações desportivas da cidade (tal como o SLB e o SCP também são duas das várias agremiações desportivas de Lisboa), é um símbolo da cidade, é sim senhor, tal como outras personalidades e instituições da cidade.
Nós vivemos a cidade como entendemos melhor. Não nos consideramos melhores do que os outros, mas não admitimos que nos tirem o mérito do que nos custou tanto a ganhar.

Se a alguns é difícil de aceitar isto, AZAR DO CARALHO.
Nas palavras do imortal Taveira: não chora, aguenta.

01 Abr 2014
Aprendiz

Positivos
1
Neutros
1

Querido Lider Escreveu:
Porto cidade pelo menos 600 anos, futebol clube do porto(fcp) não tem nem de perto nem de longe metade disso, logo, a frase do wildeasy, não faz qualquer sentido.
mnvb Escreveu:
Convém mesmo estudar um pouco de História. Dizer que a cidade do Porto tem 600 anos, é pensar que só a cidade só existe desde o tempo do D. João I (maior burrice não pode haver).

Descubra as diferenças ](*,)

01 Abr 2014
Tem razão confrade.

01 Abr 2014
Aprendiz

Positivos
1
Neutros
1

:smt023
Agora, coisa que eu não percebo é porque é que todos se sentem "atacados".
Por acaso nunca perceberam que ao longo dos tempos existiram migrações internas? Uns de lisboa para o porto, outros do interior para o litoral, algarve para o porto, porto para lisboa. Em todo o mundo as pessoas deslocam-se de um ponto para outro, é normalíssimo.

01 Abr 2014
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 8026 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 163, 164, 165, 166, 167, 168, 169 ... 536  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: