O Porto continua a ter um plantel fabuloso.
Não é pelas exibições não serem aquelas que muitos já esperavam, que os jogadores desaprenderam de jogar.
Apesar dos centrais não serem Otamendi e Mangala, a principal lacuna que encontro no plantel é a de um grande trinco.
O Fernando ali dava um jeitaço.
Imagine-se, por exemplo, este plantel a jogar num modelo 4-4-2, tipo o do Benfica.
Jackson e Adrien os avançados.
Brahimi e Tello os alas.
Oliver o médio mais avançado.
É um luxo.
Tudo jogadores inteligentes, criativos, excelentes na decisão, rápidos e cheios de técnica.
Só de pensar que o jogador menos "inteligente" destes 5 até é capaz de ser o Tello, um jogador (só!) com 4 anos de equipa principal do Barcelona, e mais de uma década de escola do Barcelona, até arrepia. É que no Barcelona são praticamente todos génios. O que diz bem da qualidade de Jackson, Adrien, Brahimi e Oliver.
Quintero pode fazer qualquer posição do meio campo para a frente.
Evandro substituto de Oliver.
Quaresma substituto nas alas.
Aboubakar o principal substituto dos avançados.
Todos estes com capacidade de de desbloquear um jogo a qualquer momento, e cada qual com os seus argumentos, isto é, variedade de soluções.
Alguns poderão achar que o Quintero deveria estar nos titulares. Ou Adrien nos suplentes. Não é importante. Imaginem da forma que quiserem. Porque o resultado será o mesmo. É um plantel impressionante.
Ruben Neves, Herrera, Kelvin, Otávio e mais alguns que por lá andam também iriam jogando, tapando buracos aqui e ali, rodando nos jogos menos importantes, contra equipas mais fracas, etc. Uns mais que outros, mas parece-me que estes ainda não dão tanto à equipa no aspecto ofensivo como os outros. Alguns nem no aspecto defensivo.
Quanto aos defesas laterais. Os titulares mantiveram-se e são bastante bons. E entraram reforços. Opare e José Angel. Qualidade mais que suficiente.
Agora os defesas centrais e o trinco.
Indi e Maicon não são Mangala e Otamendi.
E nenhum dos possíveis trincos é Fernando.
E este problema dos centrais e do trinco, é um problema que o Benfica também tem.
O Sporting não tanto, porque tem William Carvalho, isto é, pelo menos tem um grande trinco. E Rosell como substituto, que na pré-época até deu boa conta de si.
O Benfica tem Luisão, mas não é propriamente um jogador super rápido ou bom na construção inicial de jogo. É sobretudo inteligente e experiente, e percebe muito bem o sistema de Jesus.
O Porto tem Indi que pelo menos é um portento físico.
O Lopetegui, se jogasse no tal sistema 4-4-2 "à Benfica", teria de arranjar maneira de entre Reyes, Indi, Marcano, Maicon, Ruben Neves, Campana, Casemiro e Herrera, desencantar 2 centrais e um trinco que funcionassem. Não tem ali estrelas completamente afirmadas que sejam já escolhas óbvias para titulares, mas tem material com que trabalhar.
Não jogando neste sistema, então acho que o natural seria ter 3 médios. Que é o que tem acontecido.
Até como forma de povoar o meio campo para compensar a falta dum grande trinco.
Assim, o mais natural seria saír o avançado que jogasse ao lado de Jackson. No exemplo acima seria Adrien Lopez a saír. O que é uma pena, pois acho que é um jogador muito inteligente.
Mas parece que vem sendo esta a principal opção de Lopetegui. Um 4-3-3.
A partir daqui as opções quanto à forma de ordenar as peças do meio campo são inumeras... com Campana, Casemiro, Torres, Ruben, Evandro, Herrera, o Lopetegui terá de arranjar 3 que normalmente funcionem bem.
Eu apostaria em Torres e Evandro para jogar à frente do trinco. Com 3 jogadores a povoar o meio campo, mesmo nos aspectos defensivos acho que é mais importante ter jogadores inteligentes a ocupar os espaços, do que papa-léguas que fazem uns quantos sprints estrondosos. E Evandro e Torres parecem-me mais inteligentes que Herrera.
Seja como for... o plantel continua fabuloso.
Um bela guitarra, donde podem saír belas melodias... agora basta o espanhol ter unhas para tocar guitarra.
Mas o que acho que faz mesmo ali falta, para o plantel que tem, e como tentei demonstrar, é um grande trinco.