Acho que muitos só vão dar o verdadeiro valor que Jesus merece depois de ele se ir embora.
Para avaliar Jesus não me interessa minimamente o que Jesus perdeu. Nem me interessa muito o que Jesus ganhou. Sò me interessa a qualidade do seu trabalho.
As vitórias e derrotas depois dependem de muita coisa. Os jogadores falham golos fáceis, falham penaltys, os guarda-redes dão frangos, os adversários também jogam, etc, etc, etc...
O que me interessa é como a equipa joga.
E até agora parece-me que Jesus , ao longo das épocas, tem espremido os planteis de que dispunha ao máximo. Se depois ganharam ou perderam já não depende só dele.
Não foi perfeito, e concerteza que cometeu erros.
Mas o seu trabalho acho que tem sido de enorme qualidade. E acho que tem feito omeletes bem maiores do que a quantidade ( e qualidade) de ovos de que dispôs previsivelmente permitiria.
Não concordo com a maioria das critícas que apontam a Jesus. E há críticas que até acho que são mitos sem fundamento.
Um jornalista qualquer escreve uma treta, as pessoas lêem, uns tempos depois outro jornalista que ainda percebe menos de futebol que o primeiro resolve copiar mais ou menos a treta do outro, as pessoas lêem novamente, depois as pessoas começam a comentar umas com as outras as tretas que leram, e de repente parece que a treta até é verdade.
Neste tópico há muitos exemplos de coisas de que discordo.
Um deles:
rodado Escreveu:
É verdade, mas também é verdade, que o Benfica nunca teve investimentos tão elevados, agora imagine, num exercicio muito académico, que ele tinha a equipa que teve o Trapatonni e que apesas disso ganhou o campeonato. por outro lado, sempre que o Porto teve grandes equipas, como por exemplo com o Villas Boas, o Jesus nem piou e ainda quando tinha equipa muito superior ao Porto, ofereceu-lhe de mão beijada, 2, repito, DOIS, campeonatos...
Isto, NENHUM BENFICA, devia engolir!
Eu acho este post algo estranho!!!
Vou começar com as premissas do confrade rodado...1º "sempre que o Porto teve grandes equipas, como por exemplo com o Villas Boas, o Jesus nem piou" -
grandes equipas (no plural) equivale a vários campeonatos2º "ainda quando tinha equipa muito superior ao Porto, ofereceu-lhe de mão beijada, 2, repito, DOIS, campeonatos" -
2 campeonatosVários campeonatos + 2 campeonatos = mais de 3 campeonatos.Ora em 5 épocas o Benfica ganhou 2 campeonatos. O Porto só ganhou 3. Não ganhou "
mais de 3 campeonatos"
E assim não "bate a bota com a perdigota", logo acho que deve existir um erro qualquer nas contas do confrade.
E era mais fácil dizer quais "DOIS, campeonatos" é que o Jesus perdeu "quando tinha equipa muito superior ao Porto", oferecendo-os "de mão beijada", porque eu não sei quais são.
Agora, segundo as minhas premissas...O Benfica só num ano teve equipa bem superior ao Porto. E isso foi na época passada (2013/2014).
Apesar do melhor plantel dos anos de Jesus no Benfica ter sido na sua 1ª época (2009/2010), nem nesse ano o Benfica tinha equipa muito superior ao Porto. Porque sim, esse foi o melhor plantel dos anos de Jesus, mas o Porto também tinha um excelente plantel nesse ano.
Na minha opinião o do Benfica era superior, mas não muito. Mas nesse ano o Benfica ganhou, tal como a época passada, portanto nem essa minha opinião é importante para esta discussão.
Portanto restam 3 épocas.
Em todos os essas épocas acho que o Porto teve um plantel superior ao do Benfica.
Basicamente eu não concordo que o Benfica perdeu DOIS, campeonatos" "quando tinha equipa muito superior ao Porto". Nem um, quanto mais DOIS...
O Benfica perdeu o campeonato em 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013.
Na época de 2012/2013 havia bons jogadores dum lado e do outro, mas o Porto tinha melhores soluções se pensarmos nas posições todas.
Sobretudo em 3 posições o Benfica tinha claramente piores soluções... guarda-redes, lateral direito e lateral esquerdo.
Basicamente era Helton, Danilo e Alex Sandro vs Artur, Maxi Pereira e Melgarejo. Nestas 3 posições a diferença de qualidade era muito grande, com vantagem clara para o Porto.
No resto das posições não havia grande desnível a favor do Benfica para compensar o desnível daquelas 3 posições.
Vou enumerar alguns jogadores do Porto que poderiam prencher as restantes 8 posições: Mangala, Otamendi, Fernando, Lucho, Moutinho, James, Hulk, Jackson.
Não encontro nesses 8 jogadores enumerados nenhum que apresentasse um desnível tão grande, em relação às soluções do Benfica, quanto o que se verificava nas outras 3 posições. Antes pelo contrário. Alguns até eram ligeiramente melhores soluções, só que o desnível já não era tão evidente quanto nas outras 3 posições.
Talvez o Benfica tivesse melhores soluções no banco que o Porto nesse ano.
Já agora... quantos acham que, se o Benfica tivesse um guarda-redes tão bom como o Helton na baliza, o remate do Kelvin tinha entrado?
Já falei duma época, faltam duas.
Mas das outras nem falo, pois julgo que nas duas épocas anteriores, a diferença de qualidade dos planteis entre o Porto e Benfica ainda era maior e mais evidente que da época que falei, e sempre com vantagem para o Porto, obviamente.
Portanto eu não sei quais foram os "DOIS, campeonatos" que o Jesus perdeu "quando tinha equipa muito superior ao Porto", oferecendo-os "de mão beijada".
Este é um exemplo das muitas coisas que aqui tenho lido de que discordo, e se fosse a rebater uma por uma, tentando fundamentar minimamente as minhas opiniões, acho que no Dia de Reis ainda estava aqui sentado a escrever.
E depois há coisas que são dificeis de explicar. E já sinto isso no dia a dia com os meus amigos.
Por exemplo, eu adoro ver o Maxi Pereira como jogador do Benfica. O homem dá tudo, é regular, esforçado, incansável. No entanto não acho que seja tão bom jogador como muitos acham. Acho que a qualidade do Maxi está anos-luz da qualidade do Danilo, por exemplo.
Eu tenho amigos meus benfiquistas que até acham o Maxi melhor.
Cada um vê as coisas à sua maneira. E de pouco serve estar a discutir demasiado esse tipo de coisas.
Só quero ainda referir que em alguns posts anteriores li coisas sobre uma mudança de ciclo que deveria existir.
Eu acho essa mudança de ciclo que já está em curso há algum tempo, e que tem sido devidamente preparada, com base em premissas já anunciadas, previsiveis e compreensiveis.
Portanto nem sei bem que mudança de ciclo alguns confrades acham que deveria existir...
A saída de Jesus? Será que é disso que falam? Isso não é bem mudança de ciclo. É mudança de treinador. E essa mudança espero que aconteça o mais tarde possível.
Querem uma revolução no plantel?
Lamento informar mas essa revolução já está mais que consumada.
Ou a saída de Oblak, Melgarejo, Siqueira, Garay, Matic, André Gomes, Enzo Perez, Markovic, Óscar Cardozo, Rodrigo não é uma revolução?
Querem revolução maior?
Só referi os mais importantes que saíram desde o início da época passada até agora... e são 10.
10 jogadores... ... é o suficiente para ganhar ao Porto 2 vezes consecutivas... ... mas é quando são treinados por Jorge Jesus!