"O jornal desportivo romeno “Pro Sport” escreveu ontem um artigo de fundo sobre escândalos de corrupção do Dínamo Bucareste, e entre eles há um
histórico triunfo do Benfica na Taça UEFA, ocorrido a 30 de setembro de 1999, e que terá sido consumado, segundo aquela publicação, de forma menos lícita."
"Depois de ter perdido de forma surpreendente no Estádio da Luz, por 1-0, num golo com culpas do guarda-redes Robert Enke,
o Benfica conseguiu anular uma desvantagem fora de casa pela primeira vez nas provas europeias, tendo vencido na Roménia por 2-0, com golos de Maniche (24’) e Chano (71’). "
Que notícia tão bem esgalhada.
Será que quem a escreveu também tem direito a um prémio daqueles que se anunciavam na praia?
Um histórico triunfo!
Mas histórico porquê?
A suposta explicação de merda aparece pouco depois.
Porque "o Benfica conseguiu anular uma desvantagem fora de casa pela primeira vez nas provas europeias".
Ah bom! Bonito. De facto está correcto.
Mas só seria histórico se a situação já tivesse ocorrido muitas vezes, e o Benfica sempre tivesse falhado.
Mas não.
Esqueceram-se foi de dizer que era apenas a 3ª vez que estavam perante tal situação.
Isto é, era apenas a 3ª vez em que o Benfica, tendo iniciado uuma eliminatória em casa, estava em desvantagem no início da 2ª mão.
Portanto, depois de 2 tentativas falhadas para tenta virar, fora de portas, o resultado negativo em casa, lá conseguiram à 3ª.
Ora, isso não é lá muito histórico, pois não?
É assim uma cena do tipo... normal.
Ah... e mais engraçado ainda, o Benfica nessa altura já tinha iniciado a eliminatória em casa 48 vezes!
Em 48 vezes que a 1ª elimitória foi em casa do Benfica, aquela foi apenas a 3ª vez em que se tinha de dar a volta ao resultado na 2ª mao. Uau!
Mas é muito mais bonito escrever que o Benfica conseguiu anular uma desvantagem fora de casa pela primeira vez nas provas europeias, e que por isso foi um triunfo histórico.
Na realidade foi um triunfo como outro qualquer. Como foram as 45 vezes em que o Benfica ganhou em casa quando teve de jogar a 1ª mão no seu estádio.
Mas para tentar demonstrar que foi um "roubo de catedral" (onde é que eu já li esta merda), é muito melhor dizer que foi um triunfo histórico.
Assim, a suposta corrupção parece uma roubalheira muito mais maior grande! Quase equivalente a décadas de corrupção.
Ah... e já agora... as 2ª eliminatórias anteriores em que o Benfica perdeu em casa na 1ª mão, e que não conseguiu dar a volta na 2ª mão, foi contra o Liverpool em 1977/78 e a Fiorentina em 1996/97.
Se sobre o Liverpool não é preciso dizer nada pois sempre foi uma equipa forte, quanto à Fiorentina desse ano convém lembrar que era a Fiorentina de Rui Costa e Batistuta.
Quanto à suposta corrupção, que investiguem tudo muito bem investigadinho! E que depois castiguem quem tem de ser castigado.
Que não seja para ficar tudo em águas de bacalhau como cá em Portugal, porque depois duns anos as águas ficam com um cheiro que nem se pode!
Mas gosto sobrestudo desta parte da notícia:
"Segundo este depoimento, o treinador alemão do Benfica terá tido um encontro, no Hotel Crowne Plaza, horas antes da partida decisiva com o jogador romeno Valentin Nastase, que terá prejudicado voluntariamente o Dínamo Bucareste. "
"Segundo este depoimento"... porra deve ter sido um empregado do hotel que viu tudo, né?
Mas não... o depoimento foi do "treinador do Dínamo na altura, Cornel Dinu", que "deixa no ar que a vitória das águias na primeira eliminatória da competição foi negociada pelo técnico encarnado Juup Heynckes."
O gajo nem sequer afirma. Ele "deixa no ar"...
Assim fica para quem quiser apanhar, né?
Mas então, um jogador do Dínamo de Bucareste, que parece que era suposto nem jogar devido a problemas físicos, e que só jogou porque o treinador à ultima da hora lhe pediu muito para fazer um esforço, reune-se umas horas antes num hotel em Bucareste, com o treinador principal do Benfica, e nós só sabemos disso 16 anos depois?
Porra, que estes supostos corruptos eram mesmo uns gajos que confiavam mesmo na sorte!
Era tudo às claras, num hotel da cidade onde o jogador jogava, umas horitas antes do jogo e nem sequer mandaram um funcionário dum Paulo Cristovão qualquer para entregar o envelope. Foi logo o treinador principal do Benfica, que o resto da malta devia estar demasiado ocupada a tirar fotografias ao Ateneu Romano ou a bater pívias!
E acho que o facto de se terem reunido umas horas antes do jogo revela uma incompetência brutal e uma enorme falta de planeamento.
Há coisas que não se devem deixar para a ultima da hora!
Se o Benfica tivesse uma "estrutura" de qualidade já devia ter tratado do assunto há muito tempo! É para isso que servem as "estruturas", não é?
