Data/Hora: 22 Jul 2025

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 196 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo
 Je Suis Charlie 
Autor Mensagem
Putanheiro3

Registado: 04 Set 2012
Positivos
21
Neutros
3
Negativos
8

TD's nos últs 90 dias: 0 - Voyeur
Mensagem Je Suis Charlie
kwacha Escreveu:
para quem nasceu e viveu sempre em liberdade ... e nunca trabalhou junto do poder ... as minhas próximas palavras poderão ser de difícil aceitação ...

a sociedade árabe nunca conheceu a liberdade e a democracia
a sociedade árabe não tem sociedade civil nem diálogo ideológico
o poder é alicerçado nas instituições seculares (exército / igreja / monarquia)

a liberdade e a democracia são vírus letais
o seu maior inimigo é o laicismo ocidental

é um problema político que exige soluções políticas

Os que "...nasceram e viveram sempre em liberdade ... e nunca trabalharam junto do poder..." só precisam de saber uma coisa: "ter um bom conhecimento sobre história", para entenderem o percurso que o mundo tem feito nos últimos 6 séculos sensivelmente e assim perceberem a dinâmica social e política que tem acontecido em vastas regiões do globo.
Quanto ás sociedades árabes têm efetivamente um longo percurso a fazer. Note-se também que no ocidente as coisas demoraram o seu tempo e nunca estão garantidas (refiro-me á liberdade e democracia). Veja-se a história da europa no século XX. É sempre uma luta constante. A luta tem que acontecer também no mundo árabe e não é tarefa para meia dúzia de décadas. Pode demorar séculos.

Veja-se o que aconteceu a seguir á revolução francesa, que foi um marco crucial para a consolidação das liberdades no ocidente. O que aconteceu é que a luta prossegiu sobre várias formas e é constante, até aos dias de hoje. A luta tem que ser constante porque há sempre quem esteja contra as liberdades seja porque motivos for.
No entanto este tipo de análises são leituras muito macros da situação.

Entretanto há que lidar com o terrorismo islâmico, o estado islâmico e outros movimentos maléficos com profundas raízes na religião islâmica.

18 Jan 2015

Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

Mensagem Re: Je Suis Charlie
Grosso007 Escreveu:
Os que "...nasceram e viveram sempre em liberdade ... e nunca trabalharam junto do poder..." só precisam de saber uma coisa: "ter um bom conhecimento sobre história", para entenderem o percurso que o mundo tem feito nos últimos 6 séculos sensivelmente e assim perceberem a dinâmica social e política que tem acontecido em vastas regiões do globo.
...
No entanto este tipo de análises são leituras muito macros da situação ...

nem me atrevo a discutir ... basta ler o que escreveu no fim ...

eu tenho bons conhecimentos de história, mas não são suficientes para entender os problemas de hoje, e ainda menos para pensar as soluções para o amanhã ...

não se preocupe ... isto é um problema meu ... preciso sempre de ter alguma experiência no terreno para lá chegar ... aonde aos outros lhes basta estudar ...

18 Jan 2015
Aprendiz

Registado: 31 Dez 2009
Positivos
23
Neutros
8
Negativos
4

Não vim aqui durante o fim de semana. Entretanto puseram aqui vários posts interessantes mas não vou debater muito mais este assunto, que esteve sempre muito claro para mim desde que isto sucedeu.
Só queria realçar a notícia do Publico que o Tinoni colocou e que basicamente resume tudo.
E já nem me recordava da cena do Maomé a foder uma c.abra... badd se isto não é ultrapassar todos os limites... não entendo como é que permitiram que este jornal fosse tão longe, ultrapassando várias vezes o limite do bom-senso, e que lógicamente não iria levar a um bom final.
E tambem deixar uma questão:
Como eu já li aqui, porque é que por um lado nós Ocidentais achamos que deve haver liberdade de expressão, cada um é livre de pensar e exprimir o que quer e depois não lhes atribuimos a liberdade para eles poderem adorar o seu profeta da maneira e com a intensidade que eles querem?
Porque é que eles não hão-de ser livres de não quererem brincar com a religião deles?
Porque caralho de ideia é que o Ocidente se deve achar sempre como dono da razão e achar-se no direito de gozar com as crenças de outras religiões?
Se queremos ser respeitados, respeitemos também os outros. Nós não somos nem mais nem menos que eles, somos diferentes. Respeitemos as diferenças então.

19 Jan 2015
Confrade

Registado: 08 Fev 2007
Positivos
16
Neutros
6
Negativos
8

TD's nos últs 90 dias: 1 - Andando / Cuscando / Sonegando
Citar:
Porque caralho de ideia é que o Ocidente se deve achar sempre como dono da razão e achar-se no direito de gozar com as crenças de outras religiões?
Se queremos ser respeitados, respeitemos também os outros. Nós não somos nem mais nem menos que eles, somos diferentes. Respeitemos as diferenças então.

=D> =D> =D> =D> =D> :smt023

19 Jan 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Há ainda aqui muitos resquícios de uma salasarísmo serôdio...

Afinal foi só quase meio século, tinha que deixar sequelas...

Temos que respeitar tudo, não se pode brincar com nada, não se pode provocar, o respeitinho é muito bonitinho...

Foi assim que vivemos durante tanto tempo e muito descansada e muito santamente na paz de Senhor!

Amen...

19 Jan 2015
Putanheiro3

Registado: 04 Set 2012
Positivos
21
Neutros
3
Negativos
8

O Padrinho Escreveu:
......e depois não lhes atribuimos a liberdade para eles poderem adorar o seu profeta da maneira e com a intensidade que eles querem?
Porque é que eles não hão-de ser livres de não quererem brincar com a religião deles?

A tal liberdade que você quer dar a eles para adorarem o profeta é lhes dada no ocidente. Veja-se a quantidade de mesquitas que existem pela Europa fora. A lei protege a prática religiosa no Ocidente. O mesmo não se pode dizer em alguns países muçulmanos. Felizmente não são todos.
Agora vá lá tentar abrir uma igrega na Arábia Saudita e veja o que lhe acontece. E note-se que as escrituras do islão prevêm a liberdade religiosa mediante determinadas condições (pagamento de tributos), no entanto veja-se o que o fanatismo consegue fazer.
O meu problema é com o fanatismo não tanto com a religião em si. E o fanatismo existe em muitos movimentos religiosos. E aqui o islão claramente necessita de reformas profundas.

O Padrinho Escreveu:

O ocidente não se acha como dono da razão. Esta leitura está incorreta.
O que se passa é que muitas vezes quem vive na opressão não se apercebe que é oprimido, porque muitas vezes não conhece outro modo de vida que não aquele em que cresceu.
Nem todas as sociedades humanas espalhadas pelo mundo estão organizadas de maneira a que a "felicidade" seja um bem partilhado por todos. Existem sociedades humanas em que a opressão sob as suas diversas formas é um facto bem real. E a opressão pode vir de várias formas e feitios (religião, política, etc).

Como membro da família humana a mim perturbam-me coisas como:

a) destruição do património histórico e da humanidade porque algum mulah (sem dúvida fora do seu juízo) manda destruir estátuas milenares porque ele acha que são um sacrilégio.
b) as mulheres andarem com burka a tapar-lhes completamente o rosto porque a sociedade desenvolveu uma paranóia sexual qualquer e s mulheres deles não podem ser vistas por outro homem.
c) as mulheres não terem acesso á educação porque Deus disse que só os homens têm acesso á educaçao ou outra paranóia qualquer.
d) Se alguém quiser deixar a religião muçulmana comete o crime de apostasia e logo deve ser condeando á morte, etc, etc.

A lista de situações é interminável.
Considero dever dos outros homens zelar para que o "bem estar" e a "felicidade" sejam extensíveis a toda a humanidade. É a solariedade humana que é uma marca da nossa espécie, tal como muitas outras marcas. Por isso acho um dever humano tentar aliviar o sofrimento de outros. Independentemente do que uma mulher do Afeganistão que adora a sua burka (porque não conhece outra coisa) me diga que gosta dela eu vou sempre achar que é uma opressão e se puder mudar a sociedade dela para que deixe de usar burka acho que é meu dever fazê-lo. No entanto não é mandando para lá um exército de opressão que se resolvem estas coisas.

O Padrinho Escreveu:

É precisamente isso que deve ser dito aos emirs muçulmanos fanáticos que andam a recrutar jovens para os convencer que colocando bombas nos "Charlies" da Europoa e morrendo de seguida, vão ter as 72 virgens.

Já agora a propósito de cartoons do Maomé achonselho o programa da SIC Noticias "Toda a Verdade" que deu no domingo, para verem a maquinação muçulmana a funcionar. Trata-se do problema dos cartoons na Dinamarca.

Desculpem o tamanho do post, mas sobre estes temas muito teria para dizer, porque são temas que me são muito queridos e choca-me ouvir certo tipo de tomadas de posição.

Editado pela última vez por Grosso007 em 19 Jan 2015.
19 Jan 2015
Administrador

Registado: 17 Nov 2008
O problema da liberdade de espressão com juizinho é que isso convém sempre a alguém, e a alguém poderoso: ele é o governo, ele são os bancos, ele são os advogados, ele é a igreja, ele são os políticos. Todos esses grupos têm interesses - e defendem-nos em permanência. Não se esqueçam, um bocadinho que nos tiram aqui, um bocadinho acolá, multiplicado por milhões de pessoas dá muita coisa.

Eu sou um fulano que se considera sensato, gosto de regras claras e das pessoas a cumpri-las e acho que todos andamos cá para que o mundo seja melhor para viver e mais justo. Até aqui tudo está bem, o único problema é que não gosto de ser enrabado, com ou sem KY, - e anda por aí muita gente pronta a fazê-lo.

Uns palhaços ficaram enxofrados porque uns cómicos andaram a fazer uma caricaturas que ofenderam o Profeta. Ok, os gajos vieram aos tiros - e agora aposto que andam doidos à procura das virgens. Mataram uns fulanos talentosos que davam largas ao seu lado acriançado; eles morreram estupidamente, mas antes disso viveram que se fartaram. É que há gente que vive, enquanto a maioria simplesmente existe.

A convivência entre religiões sempre teve destas coisas - e não é necessário pensar em cristão e muçulmanos; basta pensar em católicos e protestantes. A mensagem das religiões sempre foi estranha e ambígua, sempre incitou à guerra e à paz. O chato é que já vamos no século XXI e a humanidade ainda não aprendeu.

19 Jan 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Parece me que o medo, medo é sem duvida a palavra certa para os religiosos, os que com muita fé na religião se agarrarem de unhas e dentes ao que uns quantos tarados inventaram por perceber que o medo leva as pessoas a acreditarem em tudo o que lhes possa parecer agradável.

Vão a missa para ficarem perdoados do pecado. = consciencia pesada e medo de pagar pelo erro que cometem.
Matam-se pra matar para dignificar o profeta. = Medo de não conseguirem as virgens, o caminho certo, sei lá, uma vida boa enquanto estão cá.
Pagam, "ajudam" a igreja, para ir para o céu = Medo que depois de morrerem algo pior que a terra os possa esperar.

Enfim, o medo da vida, o medo dos custos dos seus actos, o medo de tudo, faz as pessoas deixarem de pensar nas coisas devidamente.
Todas as religiões no fundo, acabam por provocar o medo. Todas depois oferecem soluções para esses medos, e é assim que se controlam multidões e povos. E quando alguma coisa parece estar em desacordo com as teorias, passam então as práticas para provocar o medo.

19 Jan 2015
Ouro

Registado: 08 Jan 2011
Positivos
61
Neutros
7
Negativos
4

no entender de alguns que "sentem" profundamente os exageros da liberdade ... pelos vistos estes fulanos também deviam estar a pedi-las :-k

Músicos apanham 90 bastonadas por estarem a tocar um teclado "não islâmico"
http://visao.sapo.pt/musicos-apanham-90-bastonadas-por-estarem-a-tocar-um-teclado-nao-islamico=f807703#ixzz3POr3Dvcl

20 Jan 2015
Acompanhante

Registado: 14 Out 2014
Só digo uma coisa. Custa me crer que isto acontece actualmente... Que porcaria de seres humanos sem pinga de humanidade...

20 Jan 2015
Administrador

Pior ainda: fuzilam rapazes cujo crime foi trem estado a ver futebol na TV:

http://www.dailymail.co.uk/news/article ... Mosul.html

21 Jan 2015
Iniciado

Registado: 31 Out 2013
Positivos
37
Neutros
14
Negativos
6

Boas confrades,
Cuidado com o conceito do "Direito à liberdade de expressão"... até que ponto vai a pseudo "liberdade de expressão"??? Qual o seu limite ou será que não tem limite??? :-k
A minha liberdade cessa quando coloco a liberdade de outros em causa. Julgo que a liberdade de expressão cessa quando coloco em causa os valores/costumes/religiões e etc de outros... Será??? :smt100
Um assunto de difícil debate... :roll:

21 Jan 2015
Platina

Registado: 17 Jan 2008
Os limites da liberdade de expressão são a mentira e a calunia, nunca a brincadeira ou o sarcasmo ou mesmo a provocação... Estas é que podem ter bom ou mau gosto e este sim é um critério nada fácil!

21 Jan 2015
Ouro

Registado: 08 Out 2010
Positivos
100
Neutros
8
Negativos
7

TD's nos últs 90 dias: 3 - Ajudando o Forum a Crescer
arturpinto Escreveu:
Um assunto de difícil debate.

Debate muito fácil até: os limites da liberdade são os definidos na lei. Se alguém entender que, seja como for, eles foram violados, coloca um processo. O tribunal decide. Mais fácil do que isto... :roll:

21 Jan 2015
Administrador

arturpinto Escreveu:
Julgo que a liberdade de expressão cessa quando coloco em causa os valores/costumes/religiões e etc de outros... Será??? :smt100
Um assunto de difícil debate... :roll:

Não é muito difícil. Há fulanos que batem na mulher, fulanos que fecham a mulher em casa, etc. Eu não tenho o direito de manifestar a minha indignação? Ou será que estou a colocar em causa valores elevados?

Temos direito a exprimir a nossa opinião, com os riscos que isso implica.

21 Jan 2015
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 196 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 9, 10, 11, 12, 13, 14  Próximo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Ir para: