Re: Ultimas noticias sobre Futebol
Se há coisa que já percebi é que por aqui há poucos que gostem de comentar certos aspectos do mundo do futebol. Dado o perfil demográfico que eu imagino que seja o da maioria dos membros do fórum, não deixo de achar isso vagamente curioso.
Algumas vezes eu até escrevo posts sobre alguns desses aspectos, mas já sei que se quiser realmente dialogar sobre esses assuntos tenho de ir a outros fóruns. Um deles até é de futebol, mas os outros não. Alguns até são fóruns onde eu acho que existe maior percentagem de mulheres ou menor numero de foristas, por exemplo, mas onde também existem tópicos sobre outros assuntos que não o principal do fórum, como por exemplo o futebol.
Aqui, há vários que parece que gostam muito do Benfica, do Sporting ou do Porto, ou que odeiem muito o Benfica, o Porto ou o Sporting.
E alguns, em menor numero, que gostam de mandar umas bocas aos jogadores ou treinadores portugueses no estrangeiro.
E outros, talvez ainda em menor numero, que gostam de mandar umas bocas às politiquices do futebol mundial... platinis e afins.
Se eu falar em fruta, cardinal ou caixa, os comentários costumam ser vários e quase que aparecem à velocidade da luz, e podem chegar a ocupar 2 páginas de 1 tópico.
Mas se eu falar sobre a qualidade (ou falta dela) do futebol praticado, por uma equipa que não seja Benfica, Sporting ou Porto, ou por uma equipa que não tenha o Ronaldo ou o Mourinho, os comentários são normalmente escassos e raros... senão mesmo inexistentes. E esses comentários, se existirem são sempre dos mesmos 2 ou 3 foristas.
O resto parece que quase só sabe bastante é de "portas 18", de "macacos", de "apartamentos de luxo no estoril", e eventualmente os nomes dos árbitros, e todos os erros que eles já cometeram. Alguns insinuam que têm um profundo conhecimento dos meandros mais acessórios do futebol como as equipas de segurança, o serviço de catering dos camarotes, ou o primo do dirigente do clube tal. Outros exultam por já conhecerem quase todos os estádios do mundo e repetem listas dos jogos que já viram, em que estádios, em que cidades e em que países. De uma forma que acho mais natural, dado o fórum em que estamos, outros dão a entender que conhecem bem os negócios de futebol que decorrem em casas de GPs, e os hábitos de frequência de jogadores, dirigentes, árbitros e "moços de recados" nas mesmas. E há aqueles que parece que estiveram sempre lá no estádio nos momentos mais importantes das suas equipas, e que quase parece que só aparecem para referir isso mesmo.
Depois é claro que todos conhecem o Messi, e todos têm uma opinião sobre ele, e se ele é melhor que o Ronaldo ou não. Tal como 75% das velhotas de Portugal, aliás.
Mas sobre o Alaba, o Draxler, o Benteke, o Negredo, o Turan, o Rakitic, ou o Sarri, praticamente nem um pio.
Sobre opções tácticas ou qualidade de jogo de outros campeonatos, praticamente nem uma palavra.
Quanto a opções realizadas na venda ou compra de jogadores por parte de equipas estrangeiras, praticamente nem um suspiro.
Qualquer outro aspecto que possa ser importante para o bom funcionamento duma equipa de futebol estrangeira é quase tão raro como uma girafa na Antártida.
Aliás, eu até acho demasiado raras as referências que são feitas às diversas coisas realmente positivas dos seus próprios clubes, ou pelo menos dos quais parece que tanto gostam.
Quanto mais quanto às coisas positivas dos outros clubes...
E no entanto, para falar dos escândalos e da típica conversa de comadres acerca do Porto, do Sporting e sobretudo do Benfica, parece-me que muitos sabem sempre qualquer coisa (nem que seja sempre a mesma coisa), e que estão sempre prontos a comentar.
E eu acho esta dicotomia tão curiosa que não resisti a comentá-la...