
Re: Ultimas noticias sobre Futebol
tigrão Escreveu:
Pelo que se percebe o negócio não será tão redondo como se dizia. Os 400 milhões não estão de todo garantidos e incluirá, aparentemente, outro tipo de direitos para o operador além da estrita transmissão dos jogos. Mas não deixa de ser um grande negócio para a realidade tuga e parece-me evidente que todos os clubes vão acabar por lucrar com esta nova bitola que o Benfica trouxe para os direitos televisivos.
O confrade tigrão tem toda a razão.
O negócio parece que não será tão redondo como se dizia, pois parece que existem cláusulas que premeiam o Benfica com valores adicionais consoante as audiências atingidas pela BTV.
Os 400 milhões não estão de todo garantidos, pois é necessário daqui a 3 anos pelo uma das partes interessadas revelar interesse em renovar.
Os 400 milhões incluirão outro tipo de direitos para o operador além da estrita transmissão dos jogos, neste caso o direito de transmitir todos os conteudos da BTV.
Também falta ainda falta saber o que irá acontecer aos direitos da liga italiana e francesa, que aparentemente não acabam esta época. É possível que ainda rendam mais uns eurecos.
Além disto tudo existe o pormenor da publicidade da BTV e da publicidade estática dos jogos do Benfica em casa serem proveitos pertencentes ao Benfica, e que provavelmente permitirão pagar a totalidade dos custos da BTV, ou bem próximo disso. Assim, deixa de ter sentido as contas que muitos de nós andávamos a fazer de subtrair 5 Milhões de custos da BTV ao valor que se iria receber em cada ano. O Benfica recebe 36Milhões (ou 40M, ou 45M, consoante o ano) pelos direitos televisivos e pela BTV, e a BTV tem custos e receitas que são praticamente equivalentes. Sendo assim, o negócio é ainda melhor do que parecia.
E já agora... não sei se repararam, mas a parte mais interessante desta conferencia não foram os pormenores que foram revelados sobre o negócio. Sobre isso não foi dito praticamente nada de novou ou inesperado.
A parte mais interessante foi saber-se que a BTV não conseguiu comprar os direitos da Liga dos Campeões por ser um canal de clube.
Isto significa que existiu a intenção da BTV açambarcar ainda mais o mercado dos jogos de futebol na televisão portuguesa. E isso só poderia ser por uma razão... aumentar ainda mais o numero de subscritores e consequentemente as receitas.
Assim, o Benfica tinha 2 hipóteses.
Ou teria de fazer uma parceria com uma entidade qualquer do mercado televisivo (ou várias), cedendo mais de 50% do canal a essa entidade para que o canal não fosse considerado um canal de clube e assim pudesse adquirir os direitos da Liga dos Campeões.
Ou continuava a manter o controlo total do seu canal, sem poder adquirir os direitos da Liga dos Campeões, perdendo assim a hipótese de expandir ainda mais as suas receitas. Neste caso, a unica forma de aumentar as receitas provenientes dos direitos de TV seria vendendo a alguém que pagasse mais do que o Benfica já ganhava com o seu canal.
O Benfica, como se pode verificar, optou pela segunda opção.
Isto é, parece que o Benfica só optou por vender os seus direitos depois de perceber que só poderia comprar os direitos da Liga dos Campeões abdicando do controlo total do seu próprio canal.
E parece que isso não foi considerada a melhor opção, ou pelo menos a opção desejável pelo Benfica.
A BTV é património do Benfica, vai continuar a ser património do Benfica, com conteudos produzidos e controlados pelo Benfica, e continuará assim a ser um ferramenta importante da comunicação do Benfica!
