Dragon Escreveu:
EP parece que estás a esquecer a BTV. São, segundo se diz, mais de 300 mil assinantes que, a contribuirem com 9,90€s, representam um encaixe aproximado de 3 milhoes, logo 36 milhoes/ano. Isto vai deixar de receber; tem uma receita de publicidade (segundo penso) superior a 50 milhoes/ano e uma despesa com pessoal à beira dos 65 milhões. O que é que fica para a NOS e o que sobra para o Benfas?
O Porto Canal tem poucas receitas publicitárias, penso ser um canal deficitário até, é generalista ou regionalista, com conteúdos vários que podem interessar à MEO e serem potenciados com o novo acordo. Não vou falar de números por que os desconheço, estou apenas a fazer um mero exercício analítico. Mas há uma coisa que sei....vossemecês têm um umbigo maior que o Universo, é tudo à grande e que ninguem ouse contrariar-vos!
Que raio de contas são essas?
9,9 quê? 3 quê? 36 quê?
O Benfica não recebe a totalidade do valor pago pelos assinantes da BTV. Era bom que assim fosse, mas não é. E o confrade Dragon não sabe que o valor recebe o Benfica. Nem ele, nem eu. Por acaso conhecem-se alguns pormenores desses negócios (sim, plural, porque os contratos são diferentes para cada um dos operadores), as percentagens que o Benfica recebe, e as percentagens que a maior parte dos operadores recebe. Mas não existem dados concretos de todos os pormenores desses contratos ainda em vigor. Por isso o confrade Dragon pode parar de inventar valores à pazada, porque essas contas fazem-se é na mercearia.
O que sabe é...
O Benfica recebe 34,5 Milhões/ano de receitas de televisão.
E recebe 20 Milhões de publicidade.
Estes são são os valores de 2014/2015, conhecidos através do R&C.
Os custos da BTV estima-se que andem à volta dos 11/12 Milhões. Não há dados concretos que sejam publicos. É somente uma mera estimativa, com base em diversos dados que foram sendo conhecidos ao longo do tempo.
A BTV para ter esses resultados de receitas de televisão tem sobretudo 6 grandes produtos: conteudos próprios do canal do clube, jogos do Benfica, jogos da liga inglesa, jogos da liga francesa, jogos da liga italiana e UFC.
Ora, o Benfica va passar a receber 36 Milhões pela BTV e pelos direitos de transmissão dos jogos. Isto no primeiro ano. Depois os valores aumentam todos os anos, até que passdos 10 anos, a média será 40 Milhões/ano.
Os custos que desaparecem são jogos da BTV, jogos da liga inglesa, jogos da liga francesa, jogos da liga italiana e UFC.
Os jogos da liga inglesa na próxima época já pertencem à sport tv. Esse custo já não será contabilizado na próxima época.
Os jogos da liga francesa e os jogos da liga italiana ainda não se sabe, mas o que parece provável pelo que já foi anunciado é serem vendidos à Sport TV (mais uma receita ainda por apurar).
A UFC ainda não se sabe mesmo nada, nem nada foi anunciado. Provavelmente porque na próxima época o Benfica já não tem esses direitos.
Os custos que se mantêm são os custos dos conteudos próprios do canal do clube. Isto é, as transmissões das camadas jovens, das modalidades, e os programas informativos, os de entretenimento, os documentários, etc. Basicamente, os custos que a BTV tinha antes de começar a transmitir os seus próprios jogos, e que são similares aos custos do canal do Porto e do Sporting. Só não são iguais porque a qualidade dos meios da Benfica TV é relativamente superior.
É verdade que a BTV continua a ter custos suportados pelo clube, tal como é verdade que o Porto provavelmente continua a ter. E só digo provavelmente porque esse elemento do negócio não foi revelado. E esses custos serão similares para ambos os clubes, já que os conteudos também saõ similares.
As receitas de publicidade do Benfica irão obviamente aumentar. A curto prazo isso já é praticamente uma certeza, e a longo prazo provavelmente ainda será mais.
Isto porque apesar de ainda não se conhecerem os valores do patrocínio da Emirates, supõe-se que sejam superiores aos valores que pagava a Meo, que eram de 4,5 Milhões/ano.
E se este valor já deve ser bem superior aos 4,5M até ao fim da época 2017/2018, é bem possível que seja ainda mais superior a partir dessa época.
Para não falar de todos os outros patrocinadores... Caixa, Coca-Cola, Sagres, etc.
A Sagres se não me engano acaba o contrato em 2021, por exemplo. Se renovar não deverá ser por menos.
A publicidade estática, por exemplo, prevê-se que paga quase por completo os custos da BTV. Era o que acontecia antes do Benfica começar a transmitir os seus jogos no seu canal. Nada faz prever que esta realidade tenha mudado substancialmente. Mais uma vez não existem valores concretos, mas julga-se que tanto os novos custos da BTV como as receitas da publicidade estática poderão andar entre os 3,5 e os 5 Milhões.
Acresce que a Caixa acaba o contrato em 2016 se não engano, embora este contrato seja para patrocinar o nome da Academia e não qualquer espaço do Estádio.
E acresce a Adidas, se não me engano também até 2021.
O que acontece é que no Benfica, todos estes valores que já são conhecidos da época passada e anteriores, sempre que acabar um contrato e seja feito um novo, prevê-se que sofram aumentos. Mas ainda não se sabe o valor desses possíveis aumentos.
E isto é muito diferente do que acontece com o Porto. O Porto já negociou o valor das camisolas durante os próximos 7 anos e meio. E o valor de exploração dos espaços publicitários durante os próximos 10 anos. E fez muito bem.
Mas do Benfica não se conhecem ainda os valores para esses itens para esses períodos de tempo. Porque ainda não foram vendidos para esses periodos de tempo. Portanto não vale a pena estar a comparar isso, porque basicamente ainda não há nada para comparar. Não se pode comparar um contrato já realizado com contratos que ainda nem sequer existem.
