Oh pescas, não leves muito a mal, mas... eu acho que é ser do contra... ou pelo parece que é tentar ser do contra...
Dizer mal das coisas ou pessoas que pertencem ao clube do qual somos adeptos, não demonstra por si só inteligência ou isenção.
Sobretudo quando até parece que se o faz sobretudo para se parecer diferente, cool ou mais isento que os outros. Para se ser isento não basta dizer mal do que até gostamos. Não chega.
É preciso existir alguma coerência, de forma selectiva. Isso significa dizer bem do que está bem, e dizer mal do que está mal. Não precisa ser sempre, porque ninguém é perfeito, e todos falham. Mas pelo menos de forma minimamente consistente.
Dizer mal de forma que parece quase aleatória, só para quando o copo se partir se poder dizer "Eu avisei...", não é ser coerente.
E tu és um gajo inteligente. Sabias que o copo iria partir mais tarde ou mais cedo. Todos sabemos que os treinadores nunca duram para sempre. Muito menos em Portugal. Agora achas que podes dizer "eu avisei...". Agora achas que tens o Às de trunfo que andaste a guardar, durante 6 anos. Eu olho para o teu trunfo, e digo... man, nós já mudámos de baralho, e o Ás de trunfo acabou de saír na jogada anterior, por isso esse teu Às de trunfo é dum baralho que já não está sequer em cima da mesa. Já caducou pah...
Dizer mal da brejeirice ou falta de tacto do JJ aceitava-se a um benfiquista, mesmo quando estava no Benfica.
Dizer mal da forma como o JJ se acagaçava quando jogava contra o Porro aceitava-se a um benfiquista, mesmo quando estava no Benfica.
Dizer mal da forma como o JJ insistia na compra de jogadores que não adiantavam nada ao plantel, aceitava-se a um benfiquista, mesmo quando estava no Benfica.
Há quem não o faça. Ou quem faça pouco. Seja lá porque razão for. Para não dar trunfos aos adeptos dos adversários, para não demonstrar fraqueza, por casmurrice, ou por mera cegueira clubistica. A maior parte dos adeptos ferrenhos entram nesta categoria. Defendem o que é do clube, mesmo quando já é indefensável.
Mas dizer mal dos pontos fortes do JJ só para parecer mais isento, ou porque se embirrou com os pontos fracos dele, também deve ser um tipo de cegueira qualquer...
É óbvio que não há o problema de se criticar o clube de que se gosta quando quem manda age menos bem, como tu dizes.
Mas para isso é necessário criticar-se só quando eles agem menos bem. Ou pelo menos criticar sobretudo quando eles agem menos bem. Criticar tudo, o bom e mau, já me parece um problema.
Atirar às cegas, acertando numas e falhando outras, não permite dizer de peito cheio "ah ah, estão a ver? eu acertei nestas"! O meu relógio que está parado por estar avariado também está certo 2 vezes por dia. Mas não é por isso que funciona bem, né?